Fotografia de recém nascido…

Bebês! Quem, em sã consciência, não fica encantado com a chegada de um neném? Pois é! Alguns de nós, fotógrafos, além de ser apaixonado por fotografia, também é apaixonado por crianças, em especial, os recém nascidos. E por que não unir as duas coisas?

150401_531696010203240_675832859_n

A fotografia Newborn vem sendo propagada nos Estados Unidos por mais de dez anos e agora está à todo vapor aqui em nosso país também! A ideia principal dessa modalidade é registrar os momentos iniciais da vida de um bebê, que passam tão rápido e, por hora, acabam sendo esquecidos com o passar do tempo.

Fotografar um recém nascido vai muito além de um simples click. O conceito principal dessa modalidade é mostrar de um jeito leve e aconchegante a maneira como o bebê se comportava dentro da barriga da mamãe. Além de amor e carinho, é preciso paciência, criatividade, segurança e responsabilidade. Preparar o ambiente com a temperatura ideal, higienização do local, acessórios, cenário, poses, pequenos truques para deixar o bebê mais calminho e pronto para tirar aquela sonequinha durante o ensaio… tudo isso para fazer com que o ensaio fique lindo e real, mostrando a essência do bebê ainda em seus primeiros dias de vida.

A pós-produção também é muito importante! Lembre-se que estamos falando de um ensaio de recém nascido! Nada de exageros: fotos leves, suaves e com pequenos retoques, mas sem exagerar! Fique atento para não “mudar o bebê” fazendo com que ele perca suas características naturais. As vezes, o que para você é ‘imperfeição’, para os pais é ‘marca de nascença’, ‘charme’, etc.

998540_578155135557327_621826921_n

58825_531695590203282_1069051233_n

46661_533588860013955_2083915557_n

Diante disso, vamos a algumas dicas:

1. Em estúdio ou em casa, mantenha o aquecedor ligado para a sessão fotográfica. Em algumas fotos o bebê estará sem roupa e não queremos um neném doentinho depois, certo? Preze pela criança. Mantenha o aquecedor na temperatura ideal e não tão próximo para evitar possíveis queimaduras na pele da criança.

2. Mãos limpas e aquecidas antes de tocar o bebê, ok?

3. Crianças são apenas… crianças! Vá no seu ritmo, entenda seu humor, compreenda-a! O amor fala mais alto sempre, certo?

4. Converse com os papais, entenda suas expectativas e o mais importante: tenha paciência e cuidado com o neném. Como você gostaria que tratassem seu ‘pequeno’? Pense nisso.

5. Acessórios, mantas, roupinhas, toucas, etc. Abuse da criatividade mas sem extravagâncias! Queremos um resultado aconchegante, intimista… O mesmo vale para pós-produção, como já falamos acima!

 

E então é isso, pessoal! Espero que tenham curtido e aprendido um pouco mais sobre essa modalidade de fotografia que veio com tudo e promete permanecer durante um longo tempo! Fotografem muito!!!

Um grande beijo,

Leila Ferrazzo.

 

( e se você quiser aprender na prática como fotografar recém nascido, venha fazer um curso na Espaço da Fotografia! Acesse o link e descubra mais: http://www.espacodafotografia.com.br/cursonewborn )

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s