Como, escolher o cartão de memória ideal?

  • O primeiro passo é analisar a confiabilidade do local onde for comprá-lo. Quando tentamos pagar menos podemos acabar comprando algo de má qualidade, além do risco de perder o dinheiro investido, ficar sem a posse de um conteúdo muitas vezes mais valioso que isso, como as fotografias de uma viagem.
  • Aspectos técnicos, é preciso ficar atento para a capacidade de armazenamento de dados, que deve ser adequada à quantidade e qualidade das fotos que o usuário pretende tirar e armazenar. Deve-se levar em conta também a velocidade de gravação. Isso determinará em quanto tempo a câmera estará pronta para o próximo clique. Hoje também precisamos levar em consideração o fato de muitas câmeras fazerem vídeos em HD e até mesmo em Full HD. Para isso a velocidade de transferência de dados é muito importante, quanto maior for a qualidade do vídeo, maior tem que ser a velocidade de transferência do cartão.
  • Compatibilidade. Alguns dos cartões com maior participação no mercado são proprietários, ou seja, pertencem a um fabricante e são compatíveis apenas com suas câmeras. Antes de escolher, verifique quais são aceitos pelo seu equipamento.

Conheça alguns tipos de Cartões :
Compact Flash (CF): um dos mais antigos formatos de cartão de memória ainda vigente no mercado, ele é também um dos maiores. Ele não é recomendado para usuários iniciais ou médios, com câmeras pequenas ou embutidas no celular, mas indicado para o uso em câmeras profissionais de alta performance. Seu formato grande ajuda a melhorar a densidade do chip, o que permite trabalhar melhor a qualidade da foto.

Espaço de armazenamento: dos 16 MB aos 64 GB.Preços: variam entre cerca de 40 reais (o de 64 MB) e 2.499 reais (o de 8 GB)
MultimediaCard (MMC):. A vantagem é que cartões MMC podem ser usados na maioria dos equipamentos que utilizam SD, apesar de o contrário não ser verdade. A evolução do MMC se concentra no MMC Mobile, usado em celulares.
Espaço de armazenamento: dos aos 64 MB aos 2 GB. Preços: variam entre cerca de 50 reais (64 MB) aos 280 reais (2 GB)

Família Secure Digital (SD): Evolução do MMC, este é o formato que mais cresce em participação de mercado e tem se tornado o padrão, por ter o maior número de fabricantes de câmeras e outros aparelhos eletrônicos compatíveis, como tocadores de MP3 e GPS. Essa possibilidade de ser usado em outros aparelhos é um de seus atrativos. Também colabora o fato de ser o tipo com preços mais acessíveis. Há versões de diferentes tamanhos e capacidades (SD, miniSD, microSD). A maior parte dos leitores de cartões SD em PCs e impressoras, por exemplo, lêem apenas o formato padrão (SD), mas existem adaptadores que permitem ao usuário usar as versões menores, de acordo com Cecillon, da Kingston. Essas versões menores são recomendadas para celulares.
Espaço de armazenamento: dos 128 MB aos 32 GB. Preços: variam entre cerca de 30 reais (o de 128 MB) e 1.199 reais (o de 4 GB)

Memory stick (MS): Formato proprietário da Sony, o memory stick que, assim como o SD, tem uma família grande, funciona apenas em aparelhos da fabricante japonesa de eletrônicos. Apesar da exclusividade, a participação de mercado do MS é grande e o formato deverá, em breve, dominar o mercado ao lado da família SD, na opinião de Cecillon.
Espaço de armazenamento: dos 32 MB aos 16 GB. Preços: variam entre cerca de 19 reais (o de 32 MB) e 700 reais (2 GB).

Extreme Digital (XD): Outro formato proprietário, o XD é compatível com câmeras da Fuji e da Olympus, suas desenvolvedoras. O cartão XD é bem pequeno. Para o executivo da Kingston, o XD deve continuar em cena no futuro, apesar de bem atrás do SD e do MS.
Espaço de armazenamento: dos 64 MB aos 2 GB.Preços: variam entre cerca de 59 reais (o de 128 MB) e 400 reais (2 GB)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s