Qualidade x Megapixel

A quantidade de Megapixels sempre confunde um pouco e a principal dúvida que sempre nos tira o sono na hora de comprar um equipamento é: Quanto mais é melhor?

Quando um usuário quer apenas tirar suas fotos e somente enviá-las por e-mail para os amigos ou imprimir em tamanho convencional, o conhecido 10 x15 , uma câmera com praticamente qualquer resolução (medida em megapixels) consegue executar essa tarefa. Quando temos uma quantidade maior de megapixel nos abre um mundo de novas possibilidades e lógico, permite uma maior flexibilidade: é possível imprimir imagens com mais nitidez em tamanhos maiores, ou recortar e imprimir detalhes das fotos com boa qualidade. Atualmente a maioria das câmeras no mercado oferece uma resolução de no mínimo 10 megapixels, o que muitas vezes é mais do que o suficiente para alguns usuários.

A qualidade da imagem não é necessariamente ligada a quantidade de megapixels,  ou seja quanto mais megapixel não significa ao pé da letra que teremos uma melhor imagem.

Câmeras com sensores e lentes maiores tiram fotos melhores, independente da resolução. É por isso que as DSLRs (as câmeras conhecidas por suas trocas de lentes e por serem profissionais) tiram fotos tão belas. É  muito importante que o fotógrafo que irá adquirir novos  equipamentos, antes de  decidir qual deseja levar para casa , que experimente, faça testes, verifique as especificações para ver o quão grande é o sensor, além de checar o tamanho físico da lente na frente da câmera.  Falando de forma muito leiga, se esses dois  quesitos forem grandes provavelmente a qualidade de imagem oferecida será boa.

Para entendermos melhor como tudo isso funciona : 5 megapixel é a quantidade suficiente, digamos assim, para impressões nítidas de até 20×25 cm; 8 megapixel são suficientes para fotos de 24x30cm e uma câmera de 10 megapixel pode produzir resultados aceitáveis de até 28x35cm, apesar de poder perder alguns detalhes. Fotografias produzidas em uma câmera de 13 megapixel ficam boas em impressões de 30x40cm e podem ser “esticadas” a até 40x50cm se for preciso. Muitas câmeras digitais SLR (single-lens reflex) excedem os 13 megapixel, o que possibilita que as imagens possam ser recortadas de maneira criativa sem perder qualidade.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Qualidade x Megapixel

  1. Já que se aumentarmos os megapixels nas cameras compactas do tipo “point-and-shot” não teremos boas imagens, então por que ainda continuam a fazer cameras com 12, 14, 16 e até 18 megapixels nas compactas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s