20 Anos de Photoshop

No ano de 2010 um dos softwars mais utilizados do mundo completa 20 anos

Aproveitando a comemoração e o momento em que o Photoshop está com tamanha evidencia na mídia podemos para analisar e formarmos nossa opnião a respeito de como as pessoas estão utilizando essa ferramenta que se tornou tão essencial.

Debater a manipulação de imagem é algo que se tornou muito comum. Comum e extremamente necessário.

No dia 24 de fevereiro deste ano o deputado do PMDB Wladimir Costa apresentou um projeto que vai mudar e muito a rotina de quem gosta de “photoshopar” as imagens.

O Projeto de lei que tramita na câmara dos deputados obriga que imagens utilizadas em peças publicitárias ou publicadas em veículos de comunicação que tenham sido modificadas com o intuito de alterar características físicas de pessoas retratadas, tragam mensagem de alerta acerca da modificação. A idéia é que nas imagens alteradas e nos anúncios tenham a seguinte mensagem: “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada.”

Quem desrespeitar a obrigatoriedade do aviso poderá ser multado em até R$ 50 mil.

O deputado Costa em entrevista disse que criou o projeto de lei por que “Em tempos de Photoshop, a manipulação de imagens faz com que a fotografia seja muitas vezes radicalmente diferente da realidade. Manchas na pele são apagadas, rugas são cobertas, quilos a mais são extirpados. É difícil a um leigo perceber que o resultado final não é uma imagem original”, disse.

Isso não aconteceu apenas no Brasil a deputada francessa Valerie Boyer criou uma proposta similar no final do ano passado.

Fica então a questão vale a pena descaracterizar as pessoas e as fotos ou é um recurso valido apenas para algumas situações ?

Em outubro de 2009, dois anúncios da Ralph Lauren chamaram a atenção pela distorção bizarra do corpo das modelos e aumentaram a discussão sobre o uso de retoques em imagens. A partir de então com uma mudança tão drástica na imagem a guerra contra o exesso de retoques retornou com forca total a mídia.

Você já parou para pensar em qual seria o limite da manipulação em uma imagem? O photoshop é uma ferramenta fundamental?

O curso de tratamentos de imagem é um dos mais procurados quando se fala de fotografia e neste ano podemos comprovar o quanto ele se tornou essencial pois tivemos uma procura duas vezes maior em relação aos meses do ano passado.

O photoshop tem um impacto cultural muito grande que não pode e nem tem como ser avaliado superficialmente, essa ferramenta é usado para tratar absolutamente toda espécie de imagem, incluindo as que não têm problemas óbvios.

Existem alguns tipos de manipulações da imagem são tão perfeitas que somente um especialista poderia detectar a mudança e na maioria das vezes esses retoques geram grandes polêmicas.

E você já tem uma opinião formada?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s